Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Túnel Villamuriel de Cerrato, Valladolid, Espanha

Grande economia de equipamentos, montagem e execução
Dentro do Eixo Atlântico Ferroviário Europeu, este falso túnel de 500 m de comprimento, 14,4 m de largura e 9,9 metros de altura se integra ao triângulo de Baños.

Descrição

Dentro do Eixo Atlântico Ferroviário Europeu de Alta Velocidade, este falso túnel de 500 m de comprimento, 14,4 m de largura e 9,9 metros de altura se integra ao triângulo de Baños, enlace ferroviário de 4 vias entre Valladolid, Palencia y Burgos.

Solução ULMA

A ULMA planejou um projeto rentável desde o início, com uma solução técnica adequada e material reutilizável, com a consequente economia de custos de fornecimento de produto, montagem e tempo de execução.

Apesar do solo argiloso, a solução cumpriu o prazo marcado graças a um planejamento detalhado de fornecimento e montagem. A área de engenharia da ULMA projetou dois carros leves para movimentar uma grande quantidade de fôrma com os meios auxiliares existentes na obra. Os sistemas de rodízio permitiram a execução de trechos de 12,5 m da seção completa do túnel, sem alterar a configuração do carro. Por trás do estudo técnico, a ULMA considerou que a melhor forma de otimizar este projeto era partindo da zona central do túnel. Desde então, ambos os carros avançaram em sentido oposto até cada extremo, para executar a cúpula, ao tempo que se executavam as laterais. O trabalho simultâneo proporcionou uma grande economia de tempo em cada trecho. Com o mesmo produto, ENKOFORM, se venceram as geometrias curvas da cúpula e das laterais.

Mais uma vez, a ULMA priorizou os padrões de segurança e ergonomia para os trabalhadores. As plataformas de trabalho e escadas com guarda corpos de proteção garantiram um alto nível de segurança.