Descrição
Dentro da primeira fase das obras de ampliação da Rodovia A-4, esta obra contempla a construção de um novo túnel de 367 m de comprimento, além da recuperação dos já existentes. O novo túnel com 4 vias de tráfego, está localizado ao norte do atual, que está destinado ao tráfego no sentido Amarante-Oporto, enquanto o outro cobrirá o sentido inverso. O objetivo é melhorar de maneira significativa o tráfego de entrada e saída da cidade do Oporto.
Umas das complexidades desta infraestrutura consistiu em sua própria localização, o núcleo urbano. Trata-se de túneis urbanos com riscos geotécnicos importantes, com sobreposições baixas e áreas de granito maciço muito degradado.
Solução ULMA
A equipe técnica da ULMA desenvolveu a solução em conjunto com o cliente para otimizar todos os trabalhos com o projeto de três estruturas. Primeiro, um carro de andaime BRIO-MK para realizar a impermeabilização de todo o túnel. Um segundo carro similar para os trabalhos de armação / ferragem. Em ambos os casos, uma combinação dos sistemas mais versáteis da ULMA resultou em carros otimizados e ajustados aos requisitos da obra sem a necessidade redimensionar a estrutura.
E por último, um sistema de carro de fôrma MK para permitir a concretagem do túnel. Com um mesmo carro, é possível realizar as diferentes geometrias no mesmo túnel; por isso foi utilizado neste caso, que possui 4 seções típicas que variam no fundo (parte inferior) da seção. Além disso, esta solução contempla uma passagem de veículos, necessária neste tipo de projeto.
A escolha pelo carro MK é uma solução flexível e de alta produtividade. Foi desenvolvida com grande capacidade de carga, aliada a capacidade de se adaptar a diferentes seções.
O carro possui um grupo hidráulico que facilita os trabalhos de fôrma e desfôrma, nivelamento e avanço do sistema.
Com um só carro de fôrma MK de 12,1 m de comprimento, 10 m de altura e 19,2 m de largura, executou o túnel em 3 meses, incluindo as fases de montagem e desmontagem.
Os ritmos de trabalho superaram as expectativas do cliente. O ciclo de trabalho foi de aproximadamente um dia e meio, com cerca de 10 a 11 horas de concretagem e 3 horas de movimentação e posicionamento da estrutura. Assim foram alcançadas 4 etapas por semana.
Dados da Obra
Comprimento do túnel 366,9 m
Pendente longitudinal 0,9876 %
Raio na planta 1078,67 m
Dados do Carro de Fôrma
Comprimento da fôrma 12,125 m
Espessura 500 - 1150 mm
Largura 19.2 m
Altura 10 m
Perímetro de fôrma 32 m
m² de fôrma 388 m²
Volume concreto / seção 230 - 250 m³