Descrição
A Linha C, que ligará a periferia ao centro da cidade, se transformará na maior via de transporte público da Itália e a primeira do metrô de Roma. Um projeto único, onde a ULMA trabalhou a 30 m de profundidade e 25,5 km de extensão.
Estação Alessandrino:
- Comprimento de 2 túneis paralelos: 115 m
- Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m
- Comprimento do carro de fôrma: 12,1 m
- Ciclo de concretagem: 2 dias
- Montagem: in-loco em 23 dias. O carro MK foi utilizado em ambas as galerias e se dividiu em módulos de 6 m para executar o túnel de 28 m da Estação Centocelle.
Estação Mirt:
- Comprimento de 2 túneis paralelos: 46 m
- Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m
- Comprimento do carro de fôrma: 6,1 m
- Ciclo de concretagem: 3 dias
- Montagem: na ULMA. A mobilidade do sistema facilitou a descida da parte central em cada avanço para evitar interferências na laje pré-existente.
Estação Malatesta:
- Comprimento do túnel: 165 m
- Raio de curvatura variável de 4,29 a 4,9 m
- Comprimento do carro de fôrma: 12,1 m
- Ciclo de concretagem: 3 dias
- Montagem: in-loco em 17 dias. Foi utilizado o mesmo carro da Estação Alessandrino com uma pequena troca de elementos.
- Divisível: a seção completa era de 12 m, exceto em áreas curvas onde se reduziu a 6 m.
Paredes da Estação Lodi:
- Perímetro por andar: 276 m
- Altura das paredes no primeiro andar: 4,21-6,03 m
- Altura parede nos demais andares: 6,16-6,76 m
- Ciclo de concretagem: 2 dias. Com o Sistema MK, como treliça para apoio de fôrma, foram executadas paredes de até 12 m de comprimento. Ideal para estruturas de grandes dimensões, proporcionou uma ampla gama de seções em túneis, fôrmas e cargas.
Solução ULMA
Desde o início, a ULMA forneceu os materiais e apresentou sua alta experiência na execução de estações subterrâneas.
A modularidade do Sistema MK permitiu, com uma única solução, reutilizar os carros em diferentes galerias com uma mínima adaptação as diferentes geometrias.
A segurança foi integrada aos sistemas ULMA, já que em todos os carros porta fôrma incluíram plataformas e escadas de trabalho.