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CPTM Linha 13 Jade, São Paulo, Brasil

Alta produtividade com o Balanço Sucessivo CVS
A nova Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, é a mais importante obra da CPTM atualmente, com investimentos totais de R$ 1,8 bilhão, com as obras civis financiadas pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Governo do Estado de São Paulo (GESP).

Descrição

A nova Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, é a mais importante obra da CPTM atualmente, com investimentos totais de R$ 1,8 bilhão, com as obras civis financiadas pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Governo do Estado de São Paulo (GESP). Com 12,2 quilômetros de extensão, se​​ndo parte do trajeto em superfície (4,3 km) e outra elevada (7,9 km). No total serão duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira, que será totalmente reconstruída. Serão construídas 3 subestações, 2 cabines seccionadoras.  A implantação da nova Linha prevê a transposição sobre os Rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, das Rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt, Presidente Dutra, e da Avenida Monteiro Lobato. Serão reconstruídas ainda duas Passagens Inferiores (PI's), na Linha 12: a do Jardim Piratininga e a de Engenheiro Goulart, que permitirão a circulação de veículos e pedestres, da Avenida Assis Ribeiro ao Parque Ecológico do Tietê – PET.

Solução ULMA

A ULMA Construction participa de mais esse importante projeto no lote 2, executado pelo Consórcio CST Linha 13-Jade (Consbem-​Serveng-TIISA), com o fornecimento de diversas soluções para as obras de arte. 

Destaque para o Balanço Sucessivo CVS, sistema de fôrma e escoramento para execução de aduelas sucessivas in loco em pontes e viadutos que permite vencer grandes vãos sem a necessidade de montar escoramentos sobre o solo, no caso as aduelas possuíam seção contínua de 3,00 x 3,80 x 9,60. O CVS é ideal para vencer vãos sobre rios ou para manter o trafego de vias movimentadas durante a construção, neste caso a rodovia de acesso ao Aeroporto, que não poderia ter seu tráfego interrompido. A grande vantagem do Balanço Sucessivo CVS da ULMA Construction, consiste em seu sistema hidráulico de movimentação e nivelamento, que proporciona grande produtividade e reduz a mão de obra neste quesito. Além dele, foram utilizados consoles trepantes BMK para a execução das abas do tabuleiro, a fôrma COMAIN, sistema leve e flexível f para as fôrmas de viga travessa e aduela de disparo com 7,30 x 8,25, em conjunto com as torres de escoramento Cimbre T-60 com até 17 m de altura. Por fim, o andaime multidirecional e escada BRIO, proporcionou o acesso seguro aos trabalhadores nas concretagens e trabalhos nessas estruturas.

Ao todo, mais de 550 toneladas de equipamentos ULMA, foram fornecidos para atender a demanda logística de mais essa importante obra do estado de São Paulo e do Brasil, que ao seu final irá beneficiar mais de 130 mil pessoas por dia.