Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Terminal Pesqueiro de Itaipava, Espirito Santo, Brasil

Com capacidade para 400 embarcações
Uma das maiores obras em andamento no Espírito Santo está sendo realizada no munícipio de Itapemirim, na região sul do Estado.

Descrição

Uma das maiores obras em andamento no Espírito Santo está sendo realizada no munícipio de Itapemirim, na região sul do Estado. Estamos falando do Terminal Pesqueiro de Itaipava, que está previsto para ser concluído em 2019. A obra promete fomentar a economia local, além de trazer melhorias para os pescadores da região. E o melhor, quanto este terminal ficar pronto, vai garantir às embarcações o abastecimento de gelo, óleo diesel, retirada e beneficiamento do pescado. Além disso, terá oficinas para manutenção dos barcos, escola náutica e um centro administrativo e de apoio para os pescadores. O local terá capacidade para receber mais de 400 embarcações.

Solução ULMA

Para garantir que todas essas melhorias fossem possíveis, seria necessário desenvolver uma estrutura robusta em uma área de construção complexa. Desta maneira, a construtora JRN contou com a ULMA Construction para fazer as fôrmas e escoramentos do píer, abas e lajes do terminal, penduradas sobre as fundações. Os equipamentos escolhidos para o escoramento foram a Treliças MK e os Perfis Metálicos Especiais, que se adequaram aos diversos tipos de estruturas e geometrias.

Os equipamentos fazem um detalhe a parte, eles venceram vãos de 16 metros de comprimento, sobre a fundação do terminal no escoramento das lajes e vigas robustas, com espessuras de até 1,20 metros de comprimento. Outro grande diferencial foi a rotatividade dos sistemas, que mesmo com poucos jogos de fôrmas e escoramentos, conseguiram garantir a execução e a produtividade desejada pelo cliente.

A Construtora utiliza os sistemas de escoramento foram usados em conjunto com a fôrma ENKOFORM HMK, sistema flexível que permite a adequar as pressões de concretagem em até 90 kN/m².