Descrição
Com o objetivo de potencializar o crescimento do país, as autoridades brasileiras estão focando seus investimentos no setor de infraestruturas, mais concreto nos sistema de transporte público urbano. Nas duas metrópoles mais populosas, São Paulo e Rio de Janeiro, a ULMA está presente nas respectivas obras do metrô.
A linha 4 unirá a conhecida área de Ipanema, ao sul, com a estação Jardim Oceânico, ao oeste. O projeto contempla em seus 16 km de transporte público que está previsto executar na cidade, assim como 6 estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah y Nossa Senhora da Paz, além da ampliação da General Osório. Uma vez concluído, permitirá o deslocamento de mais de 300.000 passageiros por dia.
Solução ULMA
O objetivo do projeto consiste em projetar soluções que permitissem a reutilização das fôrmas e escoramentos e que não precisem de um processo contínuo de montagem e desmontagem em cada utilização. Com o ENKOFORM VMK, Fôrma Modular ORMA, Mesa VR e a Escora de alumínio ALUPROP, a economia de mão de obra e prazos de execução, tem sido realidade.
As paredes laterais monoface de 5,7m foram realizadas com a Fôrma Modular ORMA e treliças que foram transportadas com os carros a cada nova utilização sem a necessidade de ser desmontadas. Por razões de execução, foram divididos em duas fases, a primeira com treliças SMK e a segunda com consoles trepantes monoface SBF.
Além de manter a máxima rotatividade dos sistemas, os pilares centrais do túnel com mais de 5,5m de altura deveriam ser executados em somente uma concretagem com um perfeito acabamento. ENKOFORM VMK cumpriu todos os requisitos solicitados.
Para a laje foi utilizado Mesas VR com escoras ALUPROP. Esta solução agregou produtividade, ao permitir seu transporte horizontal com o Carro lateral VR, sem a necessidade de desmontar o módulo de 3 x 3 m de superfície e 5,5 m de altura.
Os sistemas da ULMA mostraram sua praticidade e simplicidade de montagem, ótimas qualidades de acabamento e agilidade no transporte.