Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Aeroporto de La Palma, Canárias, Espanha

Alto rendimento na construção com segurança e rapidez
As obras de reforma e ampliação do aeroporto de La Palma constituem, na realidade, a construção de praticamente uma pista de pouso nova.

Descrição

As obras de reforma e ampliação do aeroporto de La Palma constituem, na realidade, a construção de praticamente uma pista de pouso nova, visto que incluem a ampliação da plataforma, novos acessos e estacionamento provisório, e um novo terminal.

Solução ULMA

A plataforma é constituída por um edifício de três andares subterrâneos. Na construção da laje nervurada dos dois primeiros andares, foi utilizado Sistema de Fôrma Recuperável RECUB, com uma nervura de 18 cm e como sistema de apoio Escoras SP. Este sistema demonstrou altos rendimentos na obra já que foi aplicado fôrma no andar completo, pois a superfície era pequena. A execução, a armação e plataforma de segurança do pessoal foram aumentadas.

O terceiro andar, de laje maciça, foi construído com Mesas VR apoiadas sobre Escoras EP que suportaram as cargas da fôrma. A particularidade deste sistema consistiu no fato de ter sido montado no início da obra e deslocado, sem ser desmontado, de uma zona para outra permitindo economia de tempos e custos assumidos.

O novo terminal de passageiros tem uma superfície de cerca de 2.900 m2 dedicados à zona de chegadas, uma zona de carga e descargas e locais de instalação de 1.300 m2. O andar superior está destinado a um estacionamento com capacidade para 130 veículos. Esta ampla superfície foi realizada com o mesmo Sistema de Fôrma RECUB e projetada de forma a que futuramente possa alojar até 6 andares a mais.

Os pilares dos acessos ao aeroporto foram executados com a combinação perfeita entre console trepante e ENKOFORM V-100. Este conjunto polivalente conseguiu solucionar as diversas geometrias que surgiram na obra utilizando sempre elementos padrão.