Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Shopping Młociny, Varsovia, Polônia

Uma área de mais de 220.000 m²
Um dos maiores centros comerciais de Varsóvia está a ser construído numa área de mais de 220.000 m².

Descrição

Em uma área de mais de 220.000 m² e localizado no coração da capital, o novo shopping vai abrigar 220 estabelecimentos comerciais, entretenimento e restaurantes, estacionamento para 2.000 veículos e 82.000 m² de espaço locável para outros usos. Além disso, o projeto se encaixa no modelo de construção sustentável da BREEAM.

Solução ULMA 

O projeto da obra exigiu soluções de lajes, pilares e vigas suspensas. Neste tipo de construção, o bom acabamento das lajes é fundamental, sendo assim, foram utilizadas em conjunto as fôrmas CC-4 e a fôrma de vigas em formato de mesa voadora. Por se tratar de grandes áreas sem interferência e com geometria regular, foram fornecidos 12.000 m² da fôrma modular CC -4.

Este sistema de alumínio facilitou o trabalho rápido nos espaços entre as vigas suspensas. A leveza de seus componentes de alumínio acelera o processo de montagem e evita o uso do guindaste. A recuperação inicial do material após 3 dias reduz a quantidade de material em obra. Ao exigir menos escoras por m², facilita a
movimentação sob a laje, como também a movimentação de materiais. A reutilização e rotatividade desses materiais significou uma economia em custos, tempo e espaço.

As vigas suspensas, por se tratar de estruturas repetitivas, foram realizadas com a solução mais econômica: Mesas VR. Para otimizar cada conjunto, a equipe de engenharia fez um estudo preliminar, além de um estudo de movimentação das mesas para agilizar ao máximo o trabalho.

Os sistemas de escoramento, Cimbre BRIO e Cimbre OC, se adequaram a diferentes alturas de 7 a 15 m e as diversas exigências de carga das lajes com espessuras de 30, 50 e 100 cm.

Os pilares do edifício, de acordo com seu formato e secção, foram executados com o sistema de fôrma ORMA, fôrmas para pilares articulada F4-MAX e forma circular CLR. Com os painéis ORMA, pilares de 3,4 m a 7,2 m de altura e 100 cm de seção foram executados sem o uso de travamentos de pilar. A fôrma circular CLR provou a sua eficácia na execução de pilares de 90 cm de diâmetro e alturas entre 4 e 7 m. Já a fôrma F4 MAX, que integra todos os sistemas de proteção: plataforma e duas escadas de acesso. Isso minimizou o uso de escadas portáteis no trabalho, aumentando a segurança durante o manuseio da fôrma.

A ULMA considera que uma maior segurança significa maior qualidade. Assim, em todos os sistemas utilizados neste projeto, a segurança foi integrada para garantir os trabalhos de armação, concretagem... Além disso, o Andaime multidirecional BRIO criou espaços de trabalho e acessos em altura seguros, tanto nas lajes quanto nas paredes.