Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Usina de Energia Elétrica Jaworzno III, Polônia

Soluções completas em segurança
A nova unidade de geração da Usina de Energia Elétrica JaworznoIII terá uma capacidade de 910 MW de potência. Nesta obra a ULMA ofereceu uma solução completa: soluções de engenharia, fornecimento de fôrmas, escoramentos e andaimes, além do serviço de supervisão de obras na execução da sala de máquinas e torre de instalações elétricas e auxiliares.

Descrição

A nova unidade de geração da Usina de Energia Elétrica JaworznoIII terá uma capacidade de 910 MW de potência. Nesta obra a ULMA ofereceu uma solução completa: soluções de engenharia, fornecimento de fôrmas, escoramentos e andaimes, além do serviço de supervisão de obras na execução da sala de máquinas e torre de instalações elétricas e auxiliares.

Solução ULMA

Sala de máquinas

Uma das mais exigentes obras da usina. A parte subterrânea possui formato de caixão de 104 x 51 m em planta e quase 7 m de altura. Paredes com 6,60 m de altura e 50 cm de espessura e os pilares internos foram executados com a fôrma modular ORMA, desenvolvida para suportar grandes pressões de concretagem, de até 80 kN/m². Por sua vez, para a concretagem dos pilares internos, foram utilizados os painéis para pilares ORMA, com 132 cm de largura, que permitiram realizar seções de 120 x 120 cm sem o uso de barras adicionais ou alinhadores. Para a laje de espessura variável entre 30 e 40 cm, foi utilizado o sistema de vigas ENKOFLEX, apoiado com as torres de escoramento T-60.

A primeira laje está localizada a 15 m de altura e espessura variável entre 2,38 e 3,90. Para o escoramento foram utilizadas estruturas de dois níveis, com cimbre MK e T-60. O primeiro nível foi executado com escoramento MK-360, com alturas superiores a 7,5 m e seções em planta de 1,5 x 2,0 a 4,0 x 2,5 m. Uma parte das estruturas foi aplicada sobre vigas metálicas para garantir a distribuição uniforme das cargas. Em um segundo nível, sobre vigas de dupla camada HEB 320 e HEB 200, foram dispostas torres de escoramento T-60 com 3 m de altura.

Torre de Instalações Elétricas e Auxiliares

O edifício possui 7 andares e um projeto quase retangular 13,3 x 81,75 m, e uma altura variável de 30 a 46 m. Para a execução das paredes foram utilizados consoles trepantes BMK em conjunto com a fôrma modular ORMA. A aplicação contou com o fornecimento de 33 jogos de consoles com plataformas inferiores de recuperação de cones. Os andaimes para os trabalhos de armação foram ancorados nos consoles BMK, garantindo segurança total aos trabalhadores.

A fôrma para lajes e vigas do edifício foi realizada com Mesas MK e ENKOFLEX. As Mesas MK com escoras ALUPROP são compostas por riostras MK que permitem a dobra e travamento as escoras. Assim modificada sua geometria, as mesas preservam um transporte mais simples e rápido entre os níveis. Para lajes com alturas de até 9,5 m, foram utilizadas torres de escoramento T-60.

A ULMA forneceu soluções completas em matéria de segurança. A fôrma para as paredes foi efetuada com plataformas de segurança em ambos os lados com duas soluções: padrão, baseada em plataformas pré-montadas sobre consoles ou com a nova plataforma para paredes SBU. Este sistema permite configurar plataformas de trabalho com elementos do andaime certificado BRIO.

Para garantir o acesso seguro a fôrma de pilares, foi fornecida a plataforma universal, de 52 cm de largura. A primeira camada é móvel, podendo se ajustar perfeitamente à desejada altura em cada estrutura.